terça-feira, 16 - setembro 2025 - 09:02

Valdemar crava apoio de Bolsonaro a Mendes e Medeiros, mas teme 'problemaço com Riva'


Valdemar da Costa Neto
Valdemar da Costa Neto

O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, confirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro já definiu seus dois candidatos ao Senado por Mato Grosso: o deputado federal José Medeiros (PL) e o governador Mauro Mendes (União Brasil). A declaração foi feita em entrevista à Jovem Pan, nesta segunda-feira (15).

Segundo Valdemar, a decisão de Bolsonaro cria um impasse interno no partido, já que o senador Wellington Fagundes (PL), pré-candidato ao governo em 2026, defende espaço para sua nora, a deputada estadual Janaina Riva (MDB), em uma eventual chapa com o MDB.

“Em Mato Grosso, Wellington Fagundes deve ser candidato, mas nós temos um problemaço para resolver com os senadores, que nós vamos resolver, que o Bolsonaro já escolheu os dois (senadores). Ele quer apoiar o Mauro governador e o Zé Medeiros. Ele quer apoiar”, disse.

O dirigente também citou o impasse envolvendo a candidatura da deputada Janaina Riva (MDB), que pode representar um “problemaço” à composição. “Nós temos um problema com o pessoal do MDB lá, que é a nora do Wellington Fagundes, nosso
senador. Ela (a Janaina) está muito bem nas pesquisas para senadora”.

A confirmação vai ao encontro do que já havia sido antecipado pelo prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), que disse ter recebido a informação de uma fonte próxima ao ex-presidente em Brasília. A escolha fortalece o projeto de Medeiros e Mendes, mas representa um desafio para Wellington, que tenta consolidar a candidatura de Janaina ao Senado e ampliar a influência do MDB em uma aliança com o PL.

+