domingo, 14 - dezembro 2025 - 22:07

Abilio diz que vice foi ‘seduzida por adversários’ e rebate críticas


Vânia assume Prefeitura de Cuiabá durante viagem internacional de Abilio
Vânia assume Prefeitura de Cuiabá durante viagem internacional de Abilio

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), usou as redes sociais neste domingo (14) para rebater as críticas feitas pela vice-prefeita Vania Rosa (Novo) sobre a ausência de recursos específicos para o gabinete dela na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026. Em vídeo gravado dentro da prefeitura, Abilio afirmou que a vice teria sido “seduzida pelos adversários” e classificou as declarações como parte de uma “narrativa da esquerda”.

Segundo o prefeito, não há prejuízo orçamentário à atuação da vice-prefeita, já que os recursos necessários estariam assegurados dentro da Secretaria de Governo. Abilio afirmou que Vania dispõe de estrutura completa, incluindo carro oficial, assessores e espaço físico adequado, ressaltando que chegou a remanejar um chefe de gabinete para ampliar a sala destinada à vice.

Durante a gravação, Abilio também fez críticas à esquerda, afirmando que o grupo utiliza o discurso em defesa das mulheres sem resultados práticos. Ele citou ações de sua gestão, como o apoio à formação de uma Mesa Diretora composta exclusivamente por mulheres na Câmara Municipal, e ironizou o uso de linguagem neutra ao dizer “todos, não todes”.

O episódio expõe mais um capítulo do desgaste na relação entre prefeito e vice, que já acumula divergências desde o início da gestão, incluindo a exoneração de Vania da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), conflitos internos e um decreto que restringiu formalmente as atribuições institucionais da vice-prefeita.

+