segunda-feira, 11 - agosto 2025 - 08:15

Desembargador morre 20 dias após queda de moto em Cuiabá


Josi Dias
Josi Dias

O desembargador aposentado Rondon Bassil Dower Filho, de 75 anos, faleceu nesta segunda-feira (11), em Cuiabá, 20 dias depois de sofrer um acidente de moto em General Carneiro, a 442 km da capital. Ele pilotava na rodovia estadual quando perdeu o controle do veículo e caiu.

A família confirmou a morte por meio de nota, lamentando a perda e agradecendo pelas orações e manifestações de apoio recebidas nos últimos dias. O velório está marcado para iniciar às 8h desta terça-feira (12), na sala 1 da Funerária Santa Rita, e seguirá até às 16h. O local do sepultamento ainda não foi definido.

Rondon Bassil se aposentou no dia 5 de fevereiro deste ano, ao atingir a idade limite para atuação na magistratura. Na última sessão do Tribunal de Justiça, foi homenageado pela carreira dedicada por décadas ao Judiciário de Mato Grosso. Até o momento, o TJ ainda não se pronunciou oficialmente sobre o falecimento.

O acidente
No dia 22 de julho, o magistrado trafegava de moto quando perdeu o controle e caiu na pista. Inicialmente, foi socorrido e levado para um hospital de Barra do Garças. Depois, transferido para a capital, onde permaneceu internado até o domingo (10). A família chegou a informar que seu estado de saúde era estável e que ele havia sofrido fratura no pé e lesões no peito. A causa da morte não foi divulgada.

Essa não foi a primeira vez que o desembargador sofreu um acidente de moto. Em maio de 2019, na avenida Miguel Sutil, em Cuiabá, ele caiu de uma Harley Davidson após ser fechado por outro veículo. Na ocasião, teve apenas escoriações leves.

+