terça-feira, 12 - agosto 2025 - 16:28

Vereadores defendem Abilio e fazem coro contra postura de Vânia


Coronel Vânia – Assessoria
Coronel Vânia – Assessoria

O embate entre o prefeito Abilio Brunini (PL) e a vice-prefeita Vânia Rosa (Novo), repercutiu na Câmara Municipal, na sessão desta terça-feira (12). Os parlamentares reagiram a situação com criticas a gestora, que foi demitida do comando da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), na semana passada.

A vereadora Michelly Alencar (União) também avaliou como desnecessária a exposição pública do episódio, mas destacou que Abilio divulgou o vídeo da inspeção para evitar interpretações equivocadas. Ela ainda criticou a postura de Vânia na Câmara, na semana anterior, afirmando que a vice-prefeita demonstrou “desequilíbrio” e desrespeitou parlamentares.

“Me assustei, me surpreendi muito vendo o posicionamento. Nunca, nem no passado, nem nessa gestão e muitos secretários já passaram por aqui prestando esclarecimentos, nunca tivemos um comportamento como a secretária teve. Eu não sei qual foi a motivação dela ter sido agressiva. Eu não sei os bastidores que a fizeram chegar aqui com esse comportamento, mas aqui, eu não tinha absolutamente nada, nada, nada a questionar com relação ao comportamento dela”, disse.

O vereador Daniel Monteiro (Republicanos) considerou “infeliz” a decisão de Vânia de comparecer à sede da Semob, no sábado (9), acompanhada por policiais militares e sua advogada, durante vistoria feita por Abilio. Para ele, a medida foi desrespeitosa com o chefe do Executivo. “Quando chamo a PM, é porque acho que tem algum marginal do meu lado. E o prefeito da capital não é marginal”, disse.

Já o vereador Coronel Dias (Republicanos) saiu em defesa do policial militar que registrou o boletim de ocorrência sobre o caso, no qual relatou tensão durante a vistoria. Ele pediu que a corporação não seja envolvida no embate político. “Não precisamos prejudicar policiais militares que estiveram nessa ocorrência”, pontuou.

Embate

O desentendimento ganhou força após a exoneração de Vânia na sexta-feira (8). No dia seguinte, Abilio fez inspeção surpresa na secretaria para conferir dependências e bens, prática que, segundo ele, ocorre também em outras repartições nos fins de semana. Vídeos mostram que, apesar do clima tenso, as chaves do gabinete foram entregues e a vistoria concluída sem confronto físico.

O boletim de ocorrência cita que Vânia estaria “sofrendo de abalo emocional” por não ter sido avisada formalmente da demissão. O caso mantém acesa a disputa política no Palácio Alencastro.

+