- CUIABÁ
- SEXTA-FEIRA, 15 , AGOSTO 2025
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), afirmou nesta quinta-feira (14) que, embora não tenha participado da manifestação bolsonarista em Cuiabá no último dia 3, tem apoiado “silenciosamente” o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) permanece firme.
“Eu não estava aqui naquele dia. Eu tenho apoiado [Bolsonaro] sim, já manifestei algumas vezes. Algumas pessoas que estão mais próximas do jogo político sabem a contribuição que eu estou dando”, declarou Mendes, ressaltando que atua de forma discreta, mas efetiva, nos bastidores.
A manifestação bolsonarista reuniu cerca de 5 mil pessoas na Praça 8 de Abril, em frente ao Choppão, e contou com discursos em defesa de Bolsonaro, críticas ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pedidos de anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro e cobranças de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
Mendes não foi o único governador ausente. Em São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) também não compareceu, enquanto Cláudio Castro (PL-RJ) foi o único governador a marcar presença, gerando questionamentos entre apoiadores sobre o engajamento dos chefes dos Executivos estaduais.
Diante disso, o governador criticou políticos que “fazem barulho” sem entregar resultados, sugerindo que sua postura mais silenciosa é estratégica. “Eu vejo na política muitas pessoas que fazem barulho e não entregam resultado. Neste caso específico estou agindo da mesma forma. Tenho tentado silenciosamente ajudar e tem algumas pessoas que sabem disso”, acrescentou.