sexta-feira, 15 - agosto 2025 - 12:20

'Papel do gestor é melhorar a educação, não politizar', diz Garcia sobre vídeo de Abilio


Reprodução
Reprodução

O secretário-chefe da Casa Civil de Mato Grosso, Fábio Garcia (União), afirmou nesta sexta-feira (15) que o foco da gestão deve ser melhorar a qualidade da educação, e não transformar escolas em palco de disputas políticas. O posicionamento foi dado após a repercussão de um vídeo gravado pelo prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), com estudantes da Escola Estadual Alice Fontes.

Nas imagens, registradas na quinta-feira (14) durante a inauguração da unidade, Abilio ironiza alunos que fizeram o gesto do “L”, associado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e questiona sobre a multiplicação de 4×4. “Saber fazer o L e não saber 4×4 vai dar um problema danado. Enquanto o pessoal ficar sabendo fazer o L e não saber 4×4, não chega à faculdade”, disse o prefeito.

Fábio Garcia classificou o episódio como um tema sério, que não deve ser usado para disputas políticas. Ele alertou para os riscos da exposição de crianças e adolescentes, mesmo que apenas suas vozes apareçam no vídeo, e reforçou que o trabalho dos gestores deve estar voltado à melhoria da educação.

 “A educação é muito mais séria do que simplesmente falar do ‘L’. O foco não deve ser a politização, mas implementar uma educação de qualidade em Cuiabá e em todas as cidades. Além disso, é preciso ter cuidado com a exposição de jovens e crianças, mesmo que apenas a voz apareça. Isso pode gerar repercussões, inclusive bullying”, disse.

O secretário ainda pontuou que os gestores devem trabalhar para melhorar a educação. “Eu acho que muito mais do que falar sobre politização da educação é atuar para que a educação seja uma educação de qualidade”, disse.

O secretário de Estado de Educação, Allan Porto, também criticou a atitude de Brunini, chamando-a de “desnecessária” e “infeliz” e alertando que expor estudantes desse modo pode estimular a divisão política no ambiente escolar.

+