- CUIABÁ
- SÁBADO, 16 , AGOSTO 2025
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, se reuniram nesta sexta-feira (10) na base militar de Elmendorf-Richardson, no Alasca. O encontro foi divulgado pelo perfil oficial da Casa Branca na rede X (antigo Twitter), com uma foto dos dois líderes e a legenda: “Em busca da paz”. A mesma frase estava estampada em um painel no salão onde ocorre a reunião bilateral.
Apesar de inicialmente estar prevista uma conversa apenas entre os dois presidentes, outras autoridades participaram do encontro, como o chefe da diplomacia americana, Marco Rubio, e o chanceler russo, Sergei Lavrov. Não foi informado oficialmente o motivo da mudança no formato da reunião.
Antes do início da agenda oficial, a imprensa teve acesso à sala onde Trump e Putin posaram para fotos. Jornalistas gritaram perguntas aos líderes, como se o presidente russo estaria disposto a negociar um cessar-fogo na guerra da Ucrânia e por que os Estados Unidos deveriam confiar nele. Putin aparentou não compreender as perguntas, gesticulou em confusão e respondeu algo de volta, mas não foi possível entender sua fala.
A base aérea de Elmendorf-Richardson, onde ocorre o encontro, é um dos centros militares mais estratégicos dos EUA, localizada relativamente próxima ao território russo. Os dois líderes desembarcaram no local pouco antes do início da reunião. Trump foi flagrado aplaudindo enquanto Putin se aproximava. Em seguida, eles se cumprimentaram com um aperto de mão e caminharam juntos por um tapete vermelho até um palco com o letreiro “Alasca 2025”.
Segundo fontes oficiais, a guerra na Ucrânia é o principal tema da reunião, embora outros assuntos como comércio e a normalização das relações diplomáticas entre Estados Unidos e Rússia também estejam na pauta.