- CUIABÁ
- QUINTA-FEIRA, 2 , OUTUBRO 2025
A Prefeitura de Cuiabá passará a contar com a Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, a qual substituirá o antigo Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU), que, até então, funcionava como uma pasta adjunta à Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A nova secretaria será comandada pelo arquiteto e urbanista José Afonso Botura Portocarrero. Por sua vez, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente ficará sob a liderança da arquiteta Elisangela Fernandes Bokorni, conhecida como “Lise”, que também preside o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU/MT).
A transição foi discutida em uma reunião realizada na tarde deste sábado (16) entre o prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini, Lise e Portocarrero, no Palácio Alencastro.
As duas secretarias irão funcionar de forma integrada, compartilhando setores administrativos, financeiros e jurídicos, o que gerará economia para o município. No entanto, cada uma manterá sua autonomia nas respectivas áreas de atuação: o planejamento e desenvolvimento urbano (IPDU) e a aprovação de autorizações para obras e empreendimentos (Meio Ambiente).
O prefeito Abílio Brunini destacou que a separação das funções permitirá maior especialização. “Lise e Portocarrero são extremamente competentes e têm grande conhecimento nas áreas. Ao dividir essas responsabilidades, teremos um planejamento mais aprofundado e um foco maior na análise de obras. Antes, o José Afonso cuidava de tudo. Ele é um excelente arquiteto e, com sua expertise, cuidará do futuro de Cuiabá, enquanto a Lise ficará responsável pela parte operacional do dia a dia”, afirmou.
Portocarrero destacou que seu foco inicial será a revitalização de grandes equipamentos públicos da cidade, como o Morro da Luz, o Centro Histórico e o Horto Florestal. “Agora é hora de dar a devida atenção a esses espaços que precisam de projetos cuidadosos para revitalizá-los e definir um novo desenho para nossa cidade”, afirmou.
Por sua vez, Lise frisou que seu objetivo será agilizar os processos ligados à construção civil. “O IPDU é como se fosse o Legislativo e o Meio Ambiente, o Executivo. Vamos dar continuidade ao trabalho do secretário Portocarrero, com o desafio de destravar e desburocratizar a construção civil. Aceleraremos esse processo para fomentar o desenvolvimento da cidade”, concluiu.