- CUIABÁ
- TERÇA-FEIRA, 19 , AGOSTO 2025
O vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) aparece na liderança da mais recente pesquisa de intenção de voto para o Governo de Mato Grosso, realizada pelo Instituto Informa, sediado na Grande São Paulo. A 14 meses da eleição, Pivetta registra 21,1% das intenções de voto, à frente do senador Wellington Fagundes (PL), que tem 20,3%. Como a margem de erro é de 2,1 pontos percentuais, os dois estão tecnicamente empatados.
Ao comentar o resultado, Pivetta afirmou que recebe a pesquisa com serenidade e senso de responsabilidade. “Recebo a pesquisa tranquilo e consciente da minha missão. Mato Grosso está no caminho certo e vai avançar. Meu projeto é governar para garantir 12 anos de prosperidade ao meu estado”, declarou o vice-governador, que conta com o apoio do governador Mauro Mendes (União Brasil) e de influentes nomes do agronegócio, como os primos Blairo Maggi e Eraí Maggi.
Na simulação estimulada, com sete possíveis pré-candidatos, os demais nomes aparecem bem atrás de Pivetta e Wellington. A deputada estadual Janaina Riva (MDB), que pretende disputar o Senado, ocupa a terceira colocação, com 12,8%. Em seguida, aparecem o senador Jayme Campos (União Brasil), com 4,5%; a médica Natasha Slhessarenko (PSD), com 3,4%; o presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi (PSB, prestes a se filiar ao Podemos), com 2,9%; e o ex-senador Cidinho Santos (PP), com 1,2%.
Além disso, 20,7% dos entrevistados afirmaram ainda não saber em quem votar. Outros 9,4% disseram que pretendem votar em branco ou nulo, e 3,6% garantiram que não irão votar.
Rejeição
O levantamento também mediu a rejeição dos pré-candidatos. O senador Jayme Campos lidera com 30,7% de eleitores que dizem que não votariam nele de jeito nenhum. Janaina Riva aparece em segundo lugar, com 22,7%, seguida por Wellington Fagundes (19,5%), Otaviano Pivetta (16,5%) e Natasha Slhessarenko (15,7%).
A pesquisa do Instituto Informa foi realizada entre os dias 17 de julho e 1º de agosto, com 2.000 eleitores em 103 municípios de Mato Grosso.