- CUIABÁ
- TERÇA-FEIRA, 19 , AGOSTO 2025
O deputado estadual Valdir Barranco (PT) respondeu com ironia às declarações do deputado federal José Medeiros (PL) contra a presença do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá. Em vídeo publicado nas redes sociais, Medeiros chamou o MST de “organização terrorista” e acusou o movimento de “matar”, “espalhar violência no campo” e praticar “terrorismo”.
Em defesa da UFMT e do MST, Barranco criticou duramente as falas do parlamentar bolsonarista e fez referência a um protesto protagonizado por Medeiros no Congresso Nacional, em que ele apareceu com esparadrapos na boca, olhos e ouvidos para protestar contra a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
“Então, deputado José Medeiros, respeite a UFMT. O senhor, com esparadrapo na boca, de boca fechada, é um poeta. Portanto, é melhor o senhor colocar novamente o esparadrapo e parar de falar besteira. Respeite a Universidade Federal de Mato Grosso”, afirmou Barranco.
Feira da Reforma Agrária
As declarações ocorrem durante a realização da Feira Estadual da Reforma Agrária, promovida pelo MST em parceria com a UFMT, em comemoração aos 30 anos do movimento em Mato Grosso. O evento, que teve início no sábado (16), reúne militantes, representantes de partidos políticos e movimentos sociais, e tem caráter político, cultural e de valorização da agricultura familiar.
Barranco, que é aliado histórico dos movimentos populares do campo, reiterou apoio à feira e à presença do MST no campus universitário, afirmando que a universidade pública deve ser espaço de pluralidade, diálogo e participação social.