- CUIABÁ
- QUINTA-FEIRA, 15 , JANEIRO 2026


Um incêndio atingiu, neste fim de semana, uma área vizinha ao Parque Sesc Serra Azul, localizado em Rosário Oeste, a 105 km de Cuiabá. A operação de combate contou com a atuação conjunta do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso e da Brigada Sesc Pantanal, com o apoio de uma aeronave utilizada para lançar água em pontos estratégicos.
A aeronave foi abastecida com 28 mil litros de água fornecidos por um caminhão-pipa do Sesc Pantanal. Além do suporte logístico, a instituição também forneceu refeições às equipes mobilizadas na linha de frente. Segundo o Corpo de Bombeiros, os trabalhos continuam na região, com o apoio de caminhões-pipa, máquinas pesadas e reforço aéreo.
O gestor do Parque Sesc Serra Azul, Anderson Florêncio, destacou a importância da união entre instituições no enfrentamento às queimadas.
— O Sesc Pantanal também está presente no Cerrado, com uma estrutura permanente de apoio para auxiliar autoridades e comunidades, reforçando seu compromisso com a conservação dos biomas — afirmou.
Estrutura robusta de combate
O Sesc Pantanal mantém uma estrutura especializada para prevenção e combate a incêndios, composta por cerca de 70 profissionais, sendo 45 brigadistas, além de uma ampla frota de equipamentos. Entre os recursos disponíveis estão aeronave de monitoramento, caminhões-pipa, pás-carregadeiras, tratores, roçadeiras, carretas-tanque de água, kits-combat, bombas costais, sopradores, pinga-fogo, quadriciclos, caminhonetes, motobombas e equipamentos de proteção individual (EPIs).
Essa estrutura dá suporte às três áreas naturais mantidas pela instituição: a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Sesc Pantanal, o Parque Sesc Baía das Pedras e o Parque Sesc Serra Azul, além de áreas vizinhas que demandam apoio emergencial.
Neste ano, o Sesc Pantanal ampliou sua brigada efetiva e temporária, com atuação preventiva durante todo o ano. A principal novidade foi a incorporação dos chamados “kits-combat” — um sistema composto por reservatório e bomba d’água instalado em caminhonetes, que permite resposta rápida a focos iniciais de incêndio, antes mesmo da chegada de caminhões-pipa.
Monitoramento por tecnologia de ponta
Aliada à estrutura física, a instituição utiliza recursos tecnológicos avançados para o monitoramento de incêndios. Câmeras de alta precisão e sistemas de inteligência artificial operam em tempo real na central de controle, permitindo resposta imediata aos focos detectados.
Os dados são cruzados com informações de satélite fornecidas pelas plataformas FIRMS (Fire Information for Resource Management System), da Nasa, e BDQueimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), monitoradas por profissionais especializados em uma sala equipada para tomada de decisões rápidas.
O Sesc Pantanal também integra o Comitê Estadual de Gestão do Fogo, presidido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), e participa da Sala de Situação Central (SSC), criada para reforçar as estratégias de prevenção, monitoramento e combate aos incêndios florestais em Mato Grosso.