- CUIABÁ
- TERÇA-FEIRA, 2 , SETEMBRO 2025
O presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP), evitou polemizar as declarações do prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), que recentemente descartou uma possível aliança entre MDB e PL em Mato Grosso para as eleições de 2026. Apesar da fala, Baleia manteve um tom conciliador e indicou que o cenário eleitoral ainda está aberto a articulações.
“Se a gente for analisar cada postura e fala das lideranças, vamos perder muito tempo. Cada estado tem a sua realidade”, afirmou o deputado à imprensa.
A fala de Abilio ocorreu em meio à discussão sobre possíveis nomes ao Senado na próxima disputa. Ele declarou que o MDB “não é um partido de direita” e afirmou apoiar Mauro Mendes (União Brasil) e José Medeiros (PL) como candidatos à Casa Alta, criticando a ideia de uma composição com a deputada Janaina Riva (MDB) como candidata ao Senado na chapa.
Relação com o PL e alianças regionais
Mesmo diante da negativa de Abilio, Baleia Rossi ressaltou a boa relação institucional entre os partidos em nível nacional, especialmente com o presidente do PL, Valdemar da Costa Neto. Ele relembrou a parceria firmada em São Paulo, onde o PL indicou o vice na chapa vitoriosa de Ricardo Nunes (MDB) à prefeitura da capital paulista.
“Temos uma relação muito próxima com Valdemar. Mas a questão eleitoral será discutida no ano que vem. Por exemplo, em São Paulo, o vice do Ricardo Nunes foi indicado pelo PL e pelo Valdemar. Isso depende muito das questões regionais e dos diálogos locais”, destacou.
Baleia também reforçou que o momento exige cautela e paciência nas articulações, diante de um cenário político que, segundo ele, está “muito radicalizado”.
“O que não podemos é nos perder em brigas. A política hoje está muito radicalizada”, acrescentou.
MDB em Mato Grosso
A visita de Baleia a Cuiabá ocorreu na semana passada, durante o processo de eleição do novo diretório estadual do MDB. A ocasião marcou a consolidação da deputada estadual Janaina Riva como presidente regional da sigla, o que fortalece seu nome internamente como possível candidata majoritária em 2026.