- CUIABÁ
- QUINTA-FEIRA, 15 , JANEIRO 2026


A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (27) a operação Gadalias, em Cuiabá, para desarticular um esquema criminoso que teria causado prejuízo de mais de R$ 7,9 milhões à Caixa Econômica Federal por meio da obtenção fraudulenta de empréstimos e financiamentos com uso de matrículas imobiliárias adulteradas.
De acordo com as investigações, o grupo simulava transações de compra e venda de imóveis e apresentava documentos falsos para garantir as operações de crédito. Além dos contratos irregulares já identificados, houve ainda uma tentativa frustrada de golpe que buscava levantar R$ 2,6 milhões junto ao banco.
Agentes da PF cumprem mandados de busca e apreensão em endereços residenciais e cartórios da capital, com foco na coleta de documentos, equipamentos eletrônicos e provas que confirmem a participação de todos os envolvidos.
O esquema foi descoberto após análises da Centralizadora de Segurança da própria Caixa, que, em parceria com a Polícia Federal, constatou indícios das fraudes e reuniu provas para dar base à operação.
Os investigados poderão responder pelos crimes de estelionato majorado, fraude para obtenção de financiamento e associação criminosa.