terça-feira, 2 - setembro 2025 - 13:48

'Mendes sai em abril, Pivetta assume e vamos elegê-lo governador', diz Nininho


O deputado estadual Nininho, que citou projeto eleitoral para 2026
O deputado estadual Nininho, que citou projeto eleitoral para 2026

O deputado estadual Ondanir Bortolini, o Nininho (Republicanos), afirmou que o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), deve renunciar ao cargo em abril de 2026 para disputar uma vaga no Senado Federal. Com a saída de Mendes, o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) assumiria o comando do Estado e disputaria a reeleição ao governo ocupando o cargo.

“Pode ter certeza absoluta que vai ser isso que vai acontecer: Mendes sai em abril, Pivetta assume, e vamos trabalhar para elegê-lo governador”, declarou Nininho.

Nos bastidores, Mauro Mendes é tratado como o principal nome do grupo político para a disputa ao Senado, embora ainda não tenha confirmado publicamente sua candidatura. Segundo Nininho, essa é uma estratégia já conhecida do governador, usada desde sua passagem pela Prefeitura de Cuiabá (2013–2016), quando também evitava anunciar antecipadamente suas decisões eleitorais.

“Mauro já falou antes do último dia [que será candidato]? Isso é estratégia dele. Mas pode ter certeza que ele está decidido, será candidato a senador e Otaviano assume o governo”, afirmou o parlamentar.

Estratégia política e prazo eleitoral

A fala de Nininho se baseia na legislação eleitoral brasileira, que exige que governadores renunciem ao cargo até seis meses antes do pleito caso queiram concorrer a outros cargos eletivos. Com as eleições previstas para outubro de 2026, a saída de Mendes teria de ocorrer até abril.

Para Nininho, a saída antecipada do governador permitirá que Pivetta ganhe visibilidade e estrutura como chefe do Executivo estadual, fortalecendo sua eventual candidatura ao Palácio Paiaguás.

Perfil técnico de Pivetta

O deputado também saiu em defesa do vice-governador, que frequentemente é alvo de críticas por seu suposto perfil pouco carismático.

“Alguns colegas dizem: ‘Otaviano não tem muito carisma, não é simpático’. E eu digo: você quer ele para namorar ou casar, ou para trabalhar? Eu quero ele para trabalhar!”, ironizou Nininho, ao reforçar o perfil técnico e administrativo de Pivetta.

+