- CUIABÁ
- QUINTA-FEIRA, 2 , OUTUBRO 2025
O deputado Diego Guimarães (Republicanos) sugeriu, durante sessão plenária nesta quarta-feira (3), que o governo estadual adote horários alternativos ou permita o trabalho remoto para servidores públicos por conta das obras do do Ônibus de Trânsito Rápido (BRT) e do Complexo Viário do Jardim Leblon em Cuiabá.
O parlamentar alegou que as intervenções ocorrem em regiões de grande fluxo de veículos, como os bairros CPA e Coxipó, além das avenidas Beira Rio, Fernando Côrrea da Costa e Miguel Sutil, e que a interdição de pistas tem provocado congestionamentos significativos.
“Estamos vivendo um momento muito complicado na nossa capital. As obras do BRT e do Complexo Leblon causam muito transtorno. Sabemos que não tem como ‘fazer uma omelete sem quebrar os ovos’, então o transtorno é uma consequência. É hora de o governo pensar uma forma de criar horários alternativos aos servidores de Mato Grosso”, afirmou Diego Guimarães.
Segundo o parlamentar, grande parte do tráfego que causa congestionamentos é de servidores públicos nos horários de entrada, almoço e saída. Por isso, propôs a implementação de home office ou ajustes nos horários, inspirados no modelo adotado durante a pandemia.
“Hoje a tecnologia nos possibilita isso. Foi assim na pandemia. É possível que aconteça, pelo menos, nesse período mais crítico das obras, especialmente na Avenida Miguel Sutil, porque está um absurdo, bem como na Avenida do CPA. Ninguém anda, vai ou volta”, acrescentou.
Diego ainda ressaltou o impacto do trânsito sobre a qualidade de vida dos servidores. “É tempo que os servidores públicos de Mato Grosso perdem em Cuiabá para o relacionamento familiar, para estudarem ou fazerem exercício físico. Está se tornando comum ficarmos uma hora ou uma hora e meia para chegar em casa”, completou.