quinta-feira, 11 - setembro 2025 - 14:02

Simbolo da incompetência em MT, vagões do VLT ganham ‘nova cara’ antes de rodar na Bahia


Vagões do VLT
Vagões do VLT

Os 40 trens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), comprados por Mato Grosso em 2015 e vendidos dez anos depois para a Bahia por R\$ 793 milhões, entram na fase final de preparação antes de operar em Salvador. Com visual renovado e cores vibrantes, os vagões passarão por testes a partir de dezembro.

Fabricados pela empresa espanhola CAF, em São Paulo, os modelos URBOS 3 devem chegar à capital baiana em 5 de dezembro. Os testes estáticos começam no dia 10, enquanto a Companhia de Transportes da Bahia (CTB) avança na instalação dos trilhos. O sistema terá 40 quilômetros de extensão, 42 paradas e previsão de início da operação para o segundo semestre de 2026.

O investimento total do governo baiano é de R\$ 5,4 bilhões. Cada trem terá capacidade para cerca de 400 passageiros e contará com Wi-Fi gratuito, catracas automáticas, integração com o metrô e câmeras com inteligência artificial. O pagamento do contrato foi dividido em quatro parcelas anuais, corrigidas pela inflação.

As composições foram transferidas de Várzea Grande (MT) entre outubro de 2024 e julho deste ano, após mediação do Tribunal de Contas da União (TCU), que destravou o impasse jurídico envolvendo o contrato original. O projeto do VLT cuiabano começou em 2013, mas foi paralisado antes da Copa do Mundo de 2014, deixando obras inacabadas e prejuízo milionário.

Enquanto isso, a região metropolitana de Cuiabá segue recebendo o sistema de BRT, alternativa ao modal ferroviário, mas que já causa transtornos no trânsito devido às obras em andamento.

Veja: 

+