- CUIABÁ
- QUINTA-FEIRA, 2 , OUTUBRO 2025
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), afirmou neste sábado (13) que servidores públicos municipais em cargos comissionados que comemorarem a morte do ativista norte-americano Charlie Kirk, assassinado nos Estados Unidos, poderão ser exonerados. A declaração foi feita em vídeo publicado nas redes sociais do gestor.
Abilio justificou a medida ressaltando que a liberdade de expressão é garantida a todos, mas que, no exercício da função de prefeito, também tem a prerrogativa de escolher os integrantes de sua equipe.
“Não faz parte dos nossos valores éticos e morais comemorar a morte de alguém. ‘Ah, e a liberdade de expressão?’ Você tem toda a liberdade para comentar e falar o que quiser, mas eu também tenho liberdade para nomear e exonerar. Você faz uso da sua liberdade, eu faço uso da minha”, afirmou.
Charlie Kirk, fundador do movimento conservador Turning Point USA e aliado do ex-presidente Donald Trump, foi morto a tiros na quarta-feira (10), durante um evento na Utah Valley University, nos Estados Unidos. O suspeito do crime, Tyler Robinson, 22 anos, foi preso dois dias depois, na sexta-feira, após denúncias feitas por familiares e amigos. As investigações seguem sob responsabilidade do FBI e da polícia local.
Veja o vídeo: