- CUIABÁ
- QUINTA-FEIRA, 27 , NOVEMBRO 2025


O francês Ousmane Dembélé foi o vencedor da Bola de Ouro da temporada 2024-25, com Lamine Yamal ficando na segunda colocação. Contudo, a posição final de Raphinha — quinto colocado — gerou questionamentos na cerimônia realizada nesta segunda-feira (22). Torcedores e jogadores criticaram o resultado, defendendo que o brasileiro do Barcelona merecia estar entre os três primeiros. E os números da última temporada reforçam essa argumentação, mostrando que Raphinha superou tanto Dembélé quanto Yamal em diversos aspectos.
Entre agosto de 2024 e 13 de julho de 2025, Raphinha disputou 64 jogos e marcou 38 gols, enquanto Dembélé anotou 37 e Yamal balançou as redes 21 vezes. O brasileiro também se destacou como assistente, com 23 passes para gol, contra 22 de Yamal e 14 de Dembélé. No quesito dribles certos por jogo, Yamal lidera com 4,24, seguido por Dembélé (1,42) e Raphinha (1,22).
Em relação a títulos conquistados, Dembélé leva vantagem, com quatro troféus na temporada pelo PSG, incluindo a inédita Champions League. Já Raphinha e Yamal conquistaram três títulos cada, defendendo as cores do Barcelona.
Outro diferencial para Raphinha está na avaliação do Sofascore, plataforma que analisa passes, desarmes, remates e criação de oportunidades. O brasileiro obteve a maior nota entre os cinco finalistas da Bola de Ouro, com 7,86, superando Dembélé (7,70) e até mesmo Yamal (7,80).
Esses dados indicam que, apesar da premiação oficial, Raphinha teve desempenho superior a seus concorrentes diretos, alimentando o debate sobre a justiça na escolha do vencedor da Bola de Ouro.