- CUIABÁ
- QUARTA-FEIRA, 1 , OUTUBRO 2025
A deputada estadual Janaina Riva (MDB) criticou neste sábado (27) a declaração do governador Mauro Mendes (União) sobre a falta de condições de implantar uma Delegacia da Mulher 24 horas em Várzea Grande. Mendes afirmou que “não seria doloroso” para uma mulher se deslocar da Cidade Industrial até Cuiabá para buscar atendimento, alegando ainda o alto custo da medida.
Riva classificou a fala como um “tapa na cara” das mulheres várzea-grandenses e do Estado, ressaltando que o Executivo prefere investir R$ 2 bilhões em um parque, evidenciando, segundo ela, a falta de prioridade em políticas voltadas às mulheres.
“O que vale mais, a vida de uma mulher ou a diversão de poucos no Parque Novo Mato Grosso? Essa é a pergunta que fica quando a gente vê uma fala como esta”, questionou a emedebista.
A parlamentar denunciou que atualmente vítimas de violência e crianças vítimas de abuso em Várzea Grande passam madrugadas em viaturas até Cuiabá para serem atendidas, situação que considerou “vergonhosa”.
Janaina afirmou que pretende articular junto à Assembleia Legislativa a inclusão, no orçamento do próximo ano, da construção da Delegacia da Mulher 24 horas e de uma unidade da Politec com IML em Várzea Grande.
“Olha, os deputados estaduais e a Assembleia têm que ter coragem esse ano e colocar no orçamento a Delegacia da Mulher 24 horas em Várzea Grande e a Politec. Nós precisamos do IML em Várzea Grande. O Estado pode investir em autódromo, em casa para shows, em grandes centros de eventos, em parques temáticos com rodas gigantes que custam mais caro do que uma delegacia, mas ele não pode investir na proteção da sua vida. Isso é um tapa na cara de Várzea Grande e de Mato Grosso”, disse.