terça-feira, 30 - setembro 2025 - 14:57

Mato Grosso mantém liderança nacional com alta no PIB 2025


Agropecuária e indústria impulsionam aumento e consolidam liderança no cenário nacional com uma produção estimada em 6,6%
Agropecuária e indústria impulsionam aumento e consolidam liderança no cenário nacional com uma produção estimada em 6,6%

A projeção do Produto Interno Bruto (PIB) de Mato Grosso para 2025 foi revisada e agora aponta um crescimento de 6,6%, segundo o relatório Resenha Regional de setembro, elaborado pelo Banco do Brasil. Com esse desempenho, o Estado mantém a liderança no crescimento econômico entre todas as unidades federativas do país.

Essa nova estimativa representa uma leve alta em relação à projeção de agosto, que indicava crescimento de 6,4%. O avanço é impulsionado principalmente pelo setor agropecuário, que deve crescer expressivos 15,5% em 2025.

O relatório destaca ainda a força econômica da região Centro-Oeste, com Mato Grosso e Mato Grosso do Sul liderando o crescimento nacional, ambos fortemente influenciados pelo agronegócio e seus efeitos na cadeia produtiva.

Além de Mato Grosso, Rondônia (5,6%), Mato Grosso do Sul (5%) e Tocantins (4,9%) também apresentam projeções positivas para o próximo ano.

No âmbito industrial, Mato Grosso se destaca com previsão de expansão de 6,7%, o maior crescimento entre todos os estados brasileiros. O setor de serviços também deverá avançar, com crescimento estimado em 3,8%, demonstrando uma expansão equilibrada entre os principais segmentos econômicos do estado.

Em comparação, a projeção para o PIB nacional em 2025 é de 2,2%, reforçando que Mato Grosso deve crescer em ritmo significativamente superior à média do país, consolidando-se como referência econômica.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, o desempenho projetado confirma a solidez da economia mato-grossense e posiciona o estado como um importante motor do crescimento econômico nacional.

“Mato Grosso segue mostrando que é um motor da economia brasileira. Esses resultados refletem não apenas a força econômica, mas também a confiança de que estamos no caminho certo para garantir um futuro de desenvolvimento e oportunidades para todos”, afirmou o secretário.

+