quarta-feira, 1 - outubro 2025 - 14:12

Zuquim acompanha posse de Fachin e visita Congresso Nacional


presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), José Zuquim Nogueira e presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), Serly Marcondes Alves
presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), José Zuquim Nogueira e presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), Serly Marcondes Alves

O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargador José Zuquim Nogueira, elogiou o discurso do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, durante a cerimônia de posse realizada nesta semana em Brasília. Segundo Zuquim, a fala de Fachin, que destacou a importância da independência do Judiciário, refletiu os anseios da magistratura nacional.

“O Judiciário deve ser um prestador de serviço à sociedade, mas com independência. Me surpreendi positivamente com o discurso do ministro. Ele foi coerente e disse exatamente o que toda a magistratura queria ouvir”, afirmou o presidente do TJMT.

Zuquim esteve presente na solenidade acompanhado da presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargadora Serly Marcondes Alves, que também prestigiou a posse de Fachin.

Além da cerimônia, o presidente do TJMT participou de uma reunião promovida pelo Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre) com o presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União-AP). Durante o encontro, foram discutidos temas de interesse do Judiciário, como orçamento, fortalecimento institucional e cooperação entre os Poderes.

O principal ponto da pauta, no entanto, foi a reforma administrativa que vem sendo debatida no cenário político nacional. A magistratura tem demonstrado preocupação com a possibilidade de o Judiciário ser incluído na reforma sem a devida escuta institucional, especialmente diante das críticas recorrentes aos chamados “penduricalhos” e aos 60 dias de férias anuais dos magistrados.

“A nossa defesa é que o Judiciário seja ouvido nesse debate sobre a reforma administrativa, que deve avançar ainda este ano. O diálogo foi muito produtivo. Alcolumbre nos surpreendeu ao afirmar que está disposto a ouvir as demandas do Judiciário. Acredito que vamos avançar bastante nesse sentido”, destacou Zuquim.

+