- CUIABÁ
- QUARTA-FEIRA, 1 , OUTUBRO 2025
Mato Grosso concluiu a colheita da safra 2024/2025 de algodão consolidando, mais uma vez, sua posição de liderança nacional na produção da fibra. O estado segue como principal produtor do país, com ampla participação no volume total colhido em território brasileiro.
Segundo o 12º levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Mato Grosso produziu 6,92 milhões de toneladas de algodão em caroço e pluma, o que representa um crescimento de 8,3% em comparação ao ciclo anterior, que registrou 6,39 milhões de toneladas. A área plantada também avançou, passando de 1,41 milhão para 1,46 milhão de hectares, aumento de 3,3%.
Com esse desempenho, o estado respondeu por 71% da produção nacional de algodão. Apenas em pluma, foram colhidas 2,87 milhões de toneladas, o que reforça a liderança mato-grossense no setor e o protagonismo do algodão na economia estadual.
Para a secretária adjunta de Agronegócios, Crédito e Energia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Linacis Silva Vogel Lisboa, os resultados da safra atual reforçam a força do setor agrícola de Mato Grosso.
“O crescimento da safra mostra como Mato Grosso vem se destacando cada vez mais. Temos um clima favorável, produtores que investem em tecnologia e práticas de manejo que elevam a produtividade. Tudo isso faz com que o algodão seja um setor que não só gera muitos empregos, mas também movimenta diversas áreas da economia, do campo ao transporte e às exportações”, destacou.
Segundo Linacis, os números refletem o papel estratégico do estado na agricultura nacional, especialmente no que se refere à produção de commodities agrícolas de alto valor agregado, como o algodão.