- CUIABÁ
- QUARTA-FEIRA, 1 , OUTUBRO 2025
O mês de outubro começou com promessa de ser um dos mais intensos do ano em Mato Grosso. De acordo com a Climatempo, os próximos dias devem registrar as temperaturas mais altas de 2025, com termômetros ultrapassando os 40 °C em diversas regiões do estado, especialmente durante a primeira quinzena.
Além do calor extremo, o tempo seco favorece a formação de redemoinhos de poeira e cortinas de poeira, principalmente até a metade do mês. Mesmo com o forte calor, outubro também marca o início do retorno das chuvas mais frequentes no estado. A expectativa é que, a partir da segunda quinzena, as pancadas de chuva se tornem mais regulares e volumosas, impulsionadas pela formação de corredores de umidade.
Não está descartada a ocorrência de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) no fim do mês, o que poderia provocar períodos de chuva mais intensos e persistentes.
Influência do La Niña
A previsão climática para outubro será influenciada pelo fenômeno La Niña, que deve se consolidar durante a primavera, com intensidade de fraca a moderada. O fenômeno tende a favorecer a formação de corredores de umidade, aumentando a possibilidade de chuvas acima da média em parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste.
Previsão por regiões de Mato Grosso
Cuiabá
Temperaturas dentro da média histórica
Chuva próxima da média (129 mm)
Médias: 35 °C (máxima) e 24 °C (mínima)
Curiosidade: Em outubro de 2023, a capital registrou 44,2 °C, maior temperatura da série histórica.
Cáceres
Temperaturas dentro da média
Chuva ligeiramente abaixo da média
Rondonópolis
Temperaturas um pouco acima da média
Chuva dentro da média
Tangará da Serra
Temperaturas dentro da média
Chuva um pouco acima da média
Sinop
Temperaturas um pouco acima da média
Chuva também um pouco acima da média
Alerta para extremos
Outubro costuma ser o mês com maior número de recordes de calor no Centro-Oeste. Em Cuiabá, por exemplo, dois dos maiores registros da série histórica ocorreram recentemente: 44,2 °C em 2023 e 44,1 °C em 2024.
Com o aumento da temperatura e a chegada da umidade, a combinação favorece a formação de temporais no fim da tarde, típicos da primavera, exigindo atenção redobrada da população quanto aos riscos de ventanias, raios e alagamentos pontuais.