- CUIABÁ
- QUINTA-FEIRA, 27 , NOVEMBRO 2025


O deputado federal Emanuelzinho (MDB-MT) afirmou que poderá deixar o MDB caso a sigla, em Mato Grosso, confirme alinhamento com o PL — partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. Segundo o parlamentar, a decisão dependerá da conversa que terá com a deputada estadual Janaina Riva (MDB), presidente estadual do partido, sobre a orientação da executiva nacional em favor da aliança.
Caso Janaina confirme a aproximação com o PL, Emanuelzinho declarou que aceitará o convite feito pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), para se filiar ao PSD, partido ao qual já pertence seu pai, o ex-prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.
“Acho que há o interesse de fazer a articulação do palanque do PL, em virtude de Janaina estar buscando um grupo que possa se afirmar. É natural que eu migre para o PSD, conforme as coisas estão acontecendo”, afirmou o deputado em entrevista à Rádio Cultura nesta sexta-feira (3).
Relação com Janaina e o cenário dentro do MDB
A relação política entre Emanuelzinho e Janaina Riva é marcada por atritos desde as eleições de 2020, quando a deputada estadual fez campanha contra a reeleição do pai do parlamentar à Prefeitura de Cuiabá. Mais recentemente, Janaina também teria articulado contra a pré-candidatura de Domingos Kennedy (MDB), nome do grupo de Emanuel para a disputa municipal de 2024.
Com a presidência do MDB em Mato Grosso nas mãos de Janaina, Emanuelzinho avalia que a permanência no partido pode ter chegado ao fim, especialmente diante das declarações da deputada a favor de uma aliança com o PL — possibilidade que o parlamentar classifica como contrária à história da legenda.
“Preciso entender se o MDB ainda quer a minha presença. O MDB está flertando com o PL, e isso contraria tudo o que acredito e a própria história do partido, que é da democracia e do estado democrático de direito”, declarou.
PSD como alternativa: alinhamento com Lula
Atualmente, o PSD é considerado um partido de centro-esquerda com base de apoio ao governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Emanuelzinho é vice-líder do governo na Câmara dos Deputados e já recebeu, de forma oficial, convite para se filiar ao partido pelas mãos do ministro Carlos Fávaro, principal articulador do PSD em Mato Grosso.
“Já recebi oficialmente o convite do ministro Fávaro. O MDB pode seguir seu caminho, mas depende da liberdade que terei para continuar defendendo o que acredito, ao lado da democracia. Se não for possível, caminharei com quem estiver comprometido com esses valores”, afirmou.
A possível migração de Emanuelzinho para o PSD reforçaria o grupo político do ex-prefeito Emanuel Pinheiro dentro da nova legenda, ampliando a base de apoio ao presidente Lula no estado e abrindo espaço para reconfigurações no tabuleiro político de Mato Grosso, especialmente diante das eleições municipais de 2024 e da disputa ao Senado em 2026.