- CUIABÁ
- QUINTA-FEIRA, 27 , NOVEMBRO 2025


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou nesta segunda-feira (6) que teve uma “ótima conversa” por telefone com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No entanto, evitou responder se atenderá ao pedido do petista para a redução das tarifas aplicadas a produtos brasileiros.
Ao relembrar o encontro presencial com Lula durante a Assembleia Geral da ONU — quando ambos se encontraram nos bastidores enquanto trocavam de lugar para discursar —, Trump afirmou:
“Nos encontramos e gostamos um do outro… e tivemos uma ótima conversa. Vamos começar a fazer negócios.”
Questionado por jornalistas se pretende visitar o Brasil, o republicano respondeu que “em algum momento, faria isso”, mas ressaltou que Lula deverá visitar os Estados Unidos antes. O presidente brasileiro já sinalizou disposição para viajar aos EUA para um encontro com Trump.
Ainda assim, Trump sugeriu que ambos se reúnam durante a Cúpula da ASEAN, na Malásia, e reforçou o convite feito por Lula para comparecer à COP30, que será realizada em Belém (PA), em novembro de 2025.
Durante as declarações feitas na Casa Branca, Trump também elogiou Lula, a quem chamou de “um bom homem”.
“Brasil e Estados Unidos vão se dar bem juntos”, afirmou o presidente norte-americano.
Mais cedo, em publicação na rede social Truth Social, Trump reiterou que gostou da ligação com Lula, confirmou que novos diálogos ocorrerão e afirmou que ambos devem se encontrar em um “futuro não tão distante”, tanto no Brasil quanto nos EUA.
Segundo nota divulgada pelo Palácio do Planalto, a conversa telefônica entre os presidentes teve duração de 30 minutos e ocorreu em clima amistoso.
Trump designou o senador Marco Rubio, atual chefe da diplomacia americana, para conduzir as negociações com o governo brasileiro.