quarta-feira, 8 - outubro 2025 - 15:38

Candidatos do Podemos precisarão de 35 mil votos para eleger


Fabio Tardin, um dos deputados que disputarão reeleição pelo Podemos, que tem projeção de garantir até 6 vagas
Fabio Tardin, um dos deputados que disputarão reeleição pelo Podemos, que tem projeção de garantir até 6 vagas

Mesmo sem representação na Assembleia Legislativa atualmente, o Podemos está estruturando uma das chapas mais competitivas para as eleições de 2026 em Mato Grosso. A articulação é liderada — ainda de forma não oficial — pelo deputado estadual Max Russi, que deve ser o principal puxador de votos da sigla.

A nominata contará com nomes de peso. Estão confirmados três deputados estaduais (Max Russi, Beto Dois a Um e Fábio Tardin), três ex-deputados (Ulysses Moraes, Allan Kardec e Mauro Savi), além de três ex-prefeitos: Ari Lafin (Sorriso), Marcelo Aquino (General Carneiro) e Janailza Taveira (São Félix do Araguaia). Também integram a chapa o atual prefeito de Pontal do Araguaia, Adelcino Lopo, e duas primeiras-damas: Alessandra Cróco (Rondonópolis) e Vilma Gamba (Alta Floresta).

A expectativa do partido é eleger entre cinco e seis deputados estaduais, com Max Russi podendo ultrapassar a marca de 90 mil votos. Diante da forte concorrência interna, analistas projetam que cada candidato precisará de pelo menos 35 mil votos para garantir uma das cadeiras no Legislativo estadual.

+