segunda-feira, 13 - outubro 2025 - 15:35

TJMT recebe lista da OAB para novo desembargador


Presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargador José Zuquim Nogueira
Presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargador José Zuquim Nogueira

O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargador José Zuquim Nogueira, recebeu nesta segunda-feira (13), a lista sêxtupla elaborada pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) com os nomes de advogados que concorrem à vaga de desembargador aberta pelo Quinto Constitucional.

A entrega oficial ocorreu durante reunião no Palácio da Justiça, em Cuiabá, e foi feita pela presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso.

A votação para composição da lista foi realizada na última sexta-feira (10). Entre os 21 candidatos (12 mulheres e 9 homens), foram escolhidos os seguintes nomes:

  • Jamille Clara Alves Adamezyk – 37 votos

  • Juliana Zaffino – 36 votos

  • Michele Dorileo – 32 votos

  • Ricardo Almeida – 32 votos

  • Dauto Barbosa Castro Passare – 29 votos

  • Sebastião Monteiro – 27 votos

Em entrevista, o presidente José Zuquim destacou a importância da participação da advocacia na composição do TJMT e afirmou que a tramitação da lista será célere.

“Recebo essa lista com muita alegria. É um ato que simboliza a colaboração entre os poderes e instituições que compõem o sistema de Justiça”, declarou Zuquim.

“A lista será protocolada e distribuída já nesta semana aos desembargadores. Assim que o colegiado estiver com maioria presente, levaremos a votação ao Pleno”, completou.

Zuquim também reforçou que a presença de representantes da advocacia na Corte, por meio do Quinto Constitucional, contribui para uma Justiça mais plural e conectada à realidade social.

“A advocacia traz uma visão mais prática e próxima do jurisdicionado. Isso enriquece os debates e qualifica as decisões”, pontuou.

A presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, ressaltou o rigor e a transparência do processo de escolha dos nomes encaminhados ao Tribunal.

“Realizamos uma sessão com quase oito horas de duração na sexta-feira, ouvindo cada candidato e debatendo seus perfis. A lista que entregamos hoje é composta por profissionais altamente qualificados, comprometidos com a advocacia e com o Estado Democrático de Direito”, afirmou Gisela.

Ela destacou ainda que o ato marca um momento de valorização da advocacia e fortalecimento do papel do Quinto Constitucional, previsto na Constituição Federal.

“O Quinto Constitucional garante uma visão plural no Judiciário, permitindo que advogados, membros do Ministério Público e juízes de carreira compartilhem a responsabilidade de julgar com equilíbrio e diversidade de experiências”, completou.

Próximos passos

Com a lista sêxtupla em mãos, o Pleno do TJMT agora deve selecionar três nomes para compor a lista tríplice, que será enviada ao governador Mauro Mendes (União Brasil). Caberá a ele a escolha final do novo desembargador.

A vaga aberta decorre da aposentadoria do desembargador Luiz Ferreira da Silva, ocorrida em 12 de junho, quando completou 75 anos, idade-limite para permanência na magistratura. Ele integrava a Primeira Câmara de Direito Público e Coletivo do TJMT.

veja

+