- CUIABÁ
- QUINTA-FEIRA, 27 , NOVEMBRO 2025


O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargador José Zuquim Nogueira, recebeu nesta segunda-feira (13), a lista sêxtupla elaborada pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) com os nomes de advogados que concorrem à vaga de desembargador aberta pelo Quinto Constitucional.
A entrega oficial ocorreu durante reunião no Palácio da Justiça, em Cuiabá, e foi feita pela presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso.
A votação para composição da lista foi realizada na última sexta-feira (10). Entre os 21 candidatos (12 mulheres e 9 homens), foram escolhidos os seguintes nomes:
Jamille Clara Alves Adamezyk – 37 votos
Juliana Zaffino – 36 votos
Michele Dorileo – 32 votos
Ricardo Almeida – 32 votos
Dauto Barbosa Castro Passare – 29 votos
Sebastião Monteiro – 27 votos
Em entrevista, o presidente José Zuquim destacou a importância da participação da advocacia na composição do TJMT e afirmou que a tramitação da lista será célere.
“Recebo essa lista com muita alegria. É um ato que simboliza a colaboração entre os poderes e instituições que compõem o sistema de Justiça”, declarou Zuquim.
“A lista será protocolada e distribuída já nesta semana aos desembargadores. Assim que o colegiado estiver com maioria presente, levaremos a votação ao Pleno”, completou.
Zuquim também reforçou que a presença de representantes da advocacia na Corte, por meio do Quinto Constitucional, contribui para uma Justiça mais plural e conectada à realidade social.
“A advocacia traz uma visão mais prática e próxima do jurisdicionado. Isso enriquece os debates e qualifica as decisões”, pontuou.
A presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, ressaltou o rigor e a transparência do processo de escolha dos nomes encaminhados ao Tribunal.
“Realizamos uma sessão com quase oito horas de duração na sexta-feira, ouvindo cada candidato e debatendo seus perfis. A lista que entregamos hoje é composta por profissionais altamente qualificados, comprometidos com a advocacia e com o Estado Democrático de Direito”, afirmou Gisela.
Ela destacou ainda que o ato marca um momento de valorização da advocacia e fortalecimento do papel do Quinto Constitucional, previsto na Constituição Federal.
“O Quinto Constitucional garante uma visão plural no Judiciário, permitindo que advogados, membros do Ministério Público e juízes de carreira compartilhem a responsabilidade de julgar com equilíbrio e diversidade de experiências”, completou.
Com a lista sêxtupla em mãos, o Pleno do TJMT agora deve selecionar três nomes para compor a lista tríplice, que será enviada ao governador Mauro Mendes (União Brasil). Caberá a ele a escolha final do novo desembargador.
A vaga aberta decorre da aposentadoria do desembargador Luiz Ferreira da Silva, ocorrida em 12 de junho, quando completou 75 anos, idade-limite para permanência na magistratura. Ele integrava a Primeira Câmara de Direito Público e Coletivo do TJMT.
