- CUIABÁ
- QUINTA-FEIRA, 27 , NOVEMBRO 2025


Durante coletiva em Roma nesta segunda-feira (13), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou a antecipação da aposentadoria do ministro Luís Roberto Barroso do Supremo Tribunal Federal (STF). Lula afirmou que esperava que o afastamento ocorresse mais adiante e considerou precoz o anúncio do ministro.
Questionado sobre o perfil do futuro indicado para a vaga, o presidente destacou que não pretende nomear um “amigo”, mas alguém com qualificação técnica e compromisso com a Constituição Federal.
“Quero uma pessoa, não sei se mulher ou homem, não sei se preta ou branca, mas quero alguém que seja, antes de tudo, gabaritado para ser ministro da Suprema Corte”, declarou.
Lula reforçou que o principal critério será a aptidão jurídica e o respeito às atribuições constitucionais. “Não quero um amigo, quero um ministro da Suprema Corte que tenha como função específica cumprir a Constituição brasileira. É essa a qualidade que eu exijo. Foi assim com todos os que indiquei até agora, e continuará sendo”, afirmou o presidente.
O chefe do Executivo disse ainda que, ao retornar ao Brasil, ouvirá integrantes do governo antes de tomar uma decisão final sobre a indicação.
Lula está na Itália, onde participou da abertura do Fórum Mundial da Alimentação.