terça-feira, 14 - outubro 2025 - 13:14

Abilio tenta nova negociação com servidores após ameaça de greve


Abilio Brunini
Abilio Brunini

O prefeito Abilio Brunini (PL) se reúne às 13h desta terça-feira (14) com representantes de diversas categorias da Saúde para tentar avançar nas negociações sobre o corte do adicional de insalubridade. O encontro ocorrerá na sede da Prefeitura de Cuiabá e busca amenizar o clima de tensão entre os servidores e o Executivo municipal.

A medida do prefeito de suspender o pagamento do benefício, que pode chegar a 40% do salário em alguns casos, provocou forte reação da categoria. Na noite de segunda-feira (13), o Sindicato dos Médicos de Mato Grosso (Sindimed-MT) decidiu entrar em assembleia permanente e declarou estado de greve. Enfermeiros também protestaram em frente à prefeitura pedindo a manutenção do adicional.

**Leia também –** MP exige ‘pente-fino’ em pagamento de insalubridade na Saúde de Cuiabá

Após o anúncio da mobilização, Abilio chegou a conversar rapidamente com representantes dos servidores em uma reunião improvisada na Praça Alencastro. A condução das negociações tem sido alvo de críticas de vereadores, que cobram mais diálogo do Executivo.

Além do Sindimed, estão confirmadas na reunião desta terça lideranças do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem de Mato Grosso (Sinpen) e do Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso (Sinodonto).

Pagamento sob suspeita

A suspensão do adicional foi justificada pela necessidade de cumprir um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado pela antiga gestão com o Ministério Público Estadual (MP). Segundo o MP, o cálculo do benefício deve considerar o salário-base e as condições insalubres de trabalho, e não o salário bruto com gratificações e adicionais.

Com o novo acordo, o MP deu prazo de 70 dias para que a Prefeitura realize uma auditoria completa nos pagamentos e corrija eventuais irregularidades.

+