- CUIABÁ
- QUINTA-FEIRA, 27 , NOVEMBRO 2025


Durante encontro na Casa Branca na sexta-feira (17), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que ele e o líder ucraniano, Volodymyr Zelensky, discutirão o fornecimento dos mísseis Tomahawk à Ucrânia. No entanto, Trump alertou que o uso desses mísseis de longo alcance pode provocar uma escalada significativa no conflito, do qual prefere a resolução pacífica.
“Vamos falar sobre os Tomahawks, mas preferimos que eles não precisem ser usados. Queremos que a guerra acabe”, disse o presidente americano. “São armas muito poderosas, mas também muito perigosas, e isso pode levar a uma grande escalada com consequências graves. Os Tomahawks representam um grande problema.”
Trump ressaltou a importância de os Estados Unidos manterem um amplo estoque dos próprios mísseis. “Queremos os Tomahawks para nós também. Não podemos abrir mão dos recursos necessários para proteger nosso país”, afirmou.
O presidente ainda sugeriu que o conflito entre Rússia e Ucrânia pode ser encerrado sem a necessidade de utilizar esses armamentos. “Espero que consigamos pôr fim à guerra sem recorrer aos Tomahawks. Acho que estamos muito perto disso.”
Anteriormente, a Casa Branca vinha elaborando planos para fornecer armas à Ucrânia, segundo autoridades americanas.