- CUIABÁ
- QUINTA-FEIRA, 27 , NOVEMBRO 2025


Pelo menos três vice-prefeitos eleitos em 2024 em municípios de Mato Grosso já se articulam para disputar cargos no Legislativo nas eleições de 2026. Dois deles devem concorrer a uma vaga na Câmara Federal, enquanto um projeta candidatura à Assembleia Legislativa.
Em Várzea Grande, o empresário Tião da Zaeli (PL) está em pré-campanha para deputado estadual. Ele deve compor a chamada “chapa da morte” — bloco formado por nomes competitivos do PL, com expectativa de eleger entre três e quatro parlamentares.
Já o vice-prefeito de Barra do Garças, Sivirino dos Santos, atualmente no PSD, prepara sua migração para o MDB. Ele deve disputar uma vaga na Câmara Federal, com o objetivo de fortalecer a chapa proporcional do partido.
Outro nome cotado para a disputa federal é Acácio Ambrosini (Republicanos), vice-prefeito de Sorriso. Em 2022, Ambrosini concorreu a deputado federal e obteve 31.819 votos, ficando entre os mais votados do partido, o que o credencia novamente à corrida eleitoral.
As movimentações ocorrem em meio às articulações partidárias para composição das chapas proporcionais de olho no pleito de 2026, com foco na ocupação de espaço político e fortalecimento das siglas nos principais colégios eleitorais do estado.