terça-feira, 21 - outubro 2025 - 12:57

Saúde de Água Boa apura possível caso de intoxicação por metanol


Secretaria de Saúde investiga caso de intoxicação por metanol em Água Boa.
Secretaria de Saúde investiga caso de intoxicação por metanol em Água Boa.

A Secretaria Municipal de Saúde de Água Boa (MT) investiga um possível caso de intoxicação por metanol. O paciente deu entrada no Hospital Regional no dia 16 de outubro, apresentando sintomas compatíveis com envenenamento pela substância. Ele apresentou melhora clínica e recebeu alta médica dois dias depois, no dia 18, após solicitação própria.

Apesar do diagnóstico inicial indicar suspeita de intoxicação por metanol, o hospital informou que não foram realizados exames laboratoriais que confirmassem a presença da substância no organismo. A equipe médica orientou o paciente sobre a importância do acompanhamento especializado e da realização de novos exames em outros serviços de saúde.

“Ressaltamos que, até o momento, não há confirmação laboratorial ou clínica de intoxicação por metanol em nenhum paciente atendido nesta unidade hospitalar”, informou o hospital em nota.

O secretário de Saúde de Água Boa, Eberson Mateus dos Santos, declarou que o caso está sendo apurado em conjunto com a Polícia Civil, que ficará responsável pela análise dos frascos da bebida supostamente consumida pelo paciente.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso, mas, até a publicação desta matéria, não obteve retorno da assessoria de imprensa.

Casos semelhantes no estado

Na semana passada, um paciente foi internado em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Várzea Grande com sintomas de intoxicação. Sem apresentar melhora, ele precisou ser transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Pronto-Socorro de Cuiabá, onde permanece internado.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, o paciente recebeu nesta segunda-feira (20) a segunda dose do antídoto fomepizol, já que os sintomas, como visão turva, continuavam se manifestando.

Distribuição do antídoto no estado

O estado de Mato Grosso recebeu 28 ampolas do antídoto fomepizol, utilizado no tratamento de intoxicação por metanol. Embora tenham sido encaminhadas para a capital, as doses estão disponíveis para atendimento de pacientes em todo o território estadual.

+