- CUIABÁ
- TERÇA-FEIRA, 13 , JANEIRO 2026


A sessão da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apura fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi marcada por um intenso bate-boca, nesta quinta-feira (23), entre o deputado José Medeiros (PL) e a advogada Izabella Gomes, defensora da empresária Thaisa Hoffmann Jonasson.
A confusão começou durante o depoimento de Thaisa, que optou por permanecer em silêncio e não responder às perguntas dos parlamentares. Ao discursar, Medeiros fez críticas ao que chamou de “desordem” nas comissões de inquérito, referindo-se de forma irônica a um país fictício chamado “Banania”.
O parlamentar afirmou que os depoentes estavam “munidos de advogados bem instruídos com o padrão advogado de porta de cadeia”, o que provocou reação imediata da defesa da empresária. Ao tentar intervir pedindo a palavra — “Pela ordem, presidente…” —, Izabella foi interrompida bruscamente por Medeiros.
“A senhora fique no seu lugar, que eu estou no meu lugar. A senhora não fale comigo assim”, gritou o deputado.
A advogada respondeu: “O senhor está falando com uma advogada”, levantando-se da cadeira. Medeiros, exaltado, retrucou: “Advogado de quadrilha não vai me fazer baixar o meu mandato. Eu represento o Estado. Estou na hora da minha fala. Cala a boca.”
O clima ficou ainda mais tenso, e ambos continuaram aos gritos. A advogada chegou a ameaçar deixar a sessão, enquanto o presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), pedia calma e tentava encerrar o confronto verbal.
Confira o vídeo: