segunda-feira, 27 - outubro 2025 - 18:21

Deputado de MT chama Lula de 'diplomata da jabuticaba' após polêmica


Dep._Coronel_Assis
Dep._Coronel_Assis

O deputado federal Coronel Assis (União-MT) criticou duramente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após a declaração de que “traficantes são vítimas dos usuários”. Em entrevista ao Jornal do Meio Dia (TV Vila Real, canal 10.1), nesta segunda-feira (27), o parlamentar classificou o chefe do Executivo como um “diplomata da jabuticaba” e afirmou que Lula foi “infeliz” em seu posicionamento.

“O presidente Lula foi muito infeliz no que ele disse. Eu respeito muito a figura de um presidente da República, mas Luiz Inácio Lula da Silva não passa de um diplomata da jabuticaba. E ele precisava ter um pouco mais de coerência para falar uma besteira dessa. Você vai falar que o traficante é vítima do usuário? Pelo amor de Deus. Isso é uma aberração de declaração”, disse o deputado.

A fala do presidente ocorreu durante uma coletiva de imprensa em Jacarta, na Indonésia, onde Lula afirmou que seria “mais fácil” para países como Brasil e Estados Unidos combater os usuários de drogas internamente.

“Toda vez que a gente fala de combater as drogas, possivelmente fosse mais fácil a gente combater os nossos viciados internamente, os usuários. Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também”, declarou Lula na ocasião.

A declaração repercutiu negativamente entre parlamentares e representantes da área de segurança pública, que acusaram o presidente de inverter responsabilidades e minimizar a gravidade do tráfico de drogas.

O comentário de Lula foi feito em resposta a uma pergunta sobre o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que defendeu o uso de força letal contra traficantes. Ambos devem se encontrar em uma agenda paralela à cúpula do Sudeste Asiático.

Diante da repercussão, o presidente voltou atrás ainda na sexta-feira (24), reconhecendo, em publicação no X (antigo Twitter), que a frase foi “mal colocada”. Ele também reforçou que seu governo mantém posição firme contra o narcotráfico e o crime organizado.

“Mais importante do que as palavras são as ações que o meu governo vem realizando, como é o caso da maior operação da história contra o crime organizado, o encaminhamento ao Congresso da PEC da Segurança Pública e os recordes na apreensão de drogas no país”, escreveu Lula.

+