quarta-feira, 29 - outubro 2025 - 11:39

Max Russi alerta: MT precisa frear facções e evitar cenário do RJ


Presidente da Assembleia Legislativa (ALMT), deputado Max Russi (PSB)
Presidente da Assembleia Legislativa (ALMT), deputado Max Russi (PSB)

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Max Russi (PSB), afirmou que o governo estadual precisa intensificar o combate ao avanço das facções criminosas para evitar que o estado chegue a uma situação semelhante à do Rio de Janeiro.

A declaração foi feita nesta quarta-feira (29), durante coletiva à imprensa antes da sessão ordinária na Assembleia. O posicionamento de Max ocorre após a operação da Polícia Civil do Rio de Janeiro no Complexo da Penha, que resultou em pelo menos 81 prisões e dezenas de mortes — entre elas, quatro policiais civis e militares. O número de vítimas fatais pode ultrapassar 100, segundo as autoridades locais.

De acordo com o parlamentar, a expansão das facções em Mato Grosso é motivo de grande preocupação.

“As facções estão cada vez tomando mais espaço e, infelizmente, isso ocorre em todos os municípios — não só na capital, mas também no interior. É uma situação bastante preocupante”, alertou.

Max Russi ressaltou que o exemplo do Rio de Janeiro deve servir de alerta para o estado.

“Tivemos essa tragédia no Rio, e isso precisa ser um sinal. Quanto mais as facções crescem e se fortalecem, mais difícil é combatê-las. É preciso agir agora, com firmeza, e não deixar para depois”, reforçou o presidente da ALMT.

+