- CUIABÁ
- QUINTA-FEIRA, 27 , NOVEMBRO 2025


O governador Mauro Mendes (União Brasil) participou, nesta quarta-feira (29), de uma videoconferência com outros governadores para discutir medidas conjuntas na área da segurança pública, em uma iniciativa que tem sido tratada como a formação de um “gabinete paralelo” entre gestores estaduais. O encontro foi liderado pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), e contou ainda com a presença dos governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos); Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) e Santa Catarina, Jorginho Mello (PL).
Durante a reunião, os governadores decidiram viajar ao Rio de Janeiro nesta quinta-feira (30) para demonstrar apoio ao governador Cláudio Castro (PL) e às forças de segurança do estado, após a megaoperação contra o Comando Vermelho realizada nesta semana.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, Caiado afirmou que o encontro serviu para definir estratégias conjuntas de combate ao crime organizado e ressaltou que o Rio é o principal ponto de concentração das lideranças da facção. “Nós temos que entender que o Rio de Janeiro hoje é o local onde todas as lideranças do Comando Vermelho do Brasil estão concentradas”, disse.
O governador de Goiás ainda afirmou que quatro chefes de facção mortos no confronto com a polícia eram de Goiás, e defendeu que os estados atuem de forma coordenada. A ideia, segundo ele, é fortalecer a integração das forças policiais e o compartilhamento de informações de inteligência.
A iniciativa, vista por aliados como uma demonstração de apoio institucional, tem sido interpretada também como um movimento político de aproximação entre governadores de direita, que pretendem ampliar a cooperação interestadual em temas de segurança e reforçar críticas à falta de ação do governo federal no combate às facções.