- CUIABÁ
- QUINTA-FEIRA, 27 , NOVEMBRO 2025


O Consórcio RDG Sinop venceu o leilão realizado pelo Governo de Mato Grosso, nesta quinta-feira (30), para a concessão de 634,35 quilômetros de rodovias estaduais. O grupo será responsável pela administração dos trechos pelos próximos 30 anos, com investimentos previstos de R$ 2,7 bilhões em obras e melhorias.
O leilão ocorreu na sede da Bolsa de Valores (B3), em São Paulo, e contou com a participação de três consórcios. O RDG Sinop sagrou-se vencedor ao oferecer desconto de 13,81% sobre a tarifa de pedágio, resultando em um valor final de R$ 12,55.
O lote contempla trechos das rodovias MT-020, MT-140, MT-225, MT-244 e MT-251, sendo a MT-140 a principal via do conjunto. O consórcio é composto pelas empresas Terracom, Construtora Camilos, Estrutural Concessões, Elenco Participações e Vale do Rio Novo Engenharia.
O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, destacou a importância estratégica da MT-140 para o escoamento da produção agrícola e sua integração com a primeira ferrovia estadual, construída pela Rumo Logística.
“A MT-140 está localizada em uma das maiores regiões produtoras de grãos do estado, que não vai parar de crescer. Vamos transformar essa área na maior produtora de grãos do mundo, sem desmatamento — apenas incorporando áreas de pastagens ociosas”, afirmou o secretário.
Marcelo lembrou que o governo já pavimentou mais de seis mil quilômetros de rodovias nesta gestão e ressaltou que as concessões são fundamentais para garantir manutenção, segurança e trafegabilidade dos trechos existentes, permitindo que o Estado continue expandindo sua malha viária.
“Nosso objetivo é garantir estradas seguras, bem sinalizadas e trafegáveis para todos — produtores, população, ambulâncias e transporte escolar”, acrescentou.
Com o resultado do leilão, a documentação das empresas participantes será agora analisada pela equipe técnica da Sinfra-MT. Após essa etapa, os contratos de concessão serão assinados, possibilitando o início dos serviços operacionais e de manutenção.
O secretário adjunto de Logística e Concessões, Caio Albuquerque, ressaltou que o projeto ampliará a segurança e a qualidade da malha viária estadual.
“Será uma grande operação de conservação das rodovias, com atendimento aos usuários, guinchos, socorro mecânico e serviços de manutenção contínua. Essa concessão vai contribuir diretamente para o desenvolvimento econômico de Mato Grosso”, afirmou.
Além dos investimentos em obras, o consórcio também assumirá despesas operacionais (Opex) estimadas em R$ 2,5 bilhões. A concessão deve gerar 29 mil empregos ao longo do contrato — 16 mil diretos e 13 mil indiretos.