- CUIABÁ
- QUINTA-FEIRA, 27 , NOVEMBRO 2025


O senador Jayme Campos (União Brasil) iniciou sondagens para ter a prefeita de Jaciara, Andreia Wagner (PSB), como vice em uma eventual chapa ao Governo de Mato Grosso nas eleições de 2026.
Andreia Wagner foi reeleita nas eleições municipais de 2024 com um dos maiores índices de votos válidos do Estado, alcançando cerca de 80% da preferência do eleitorado.
Segundo apurado, Jayme se reuniu rapidamente na segunda-feira (3), durante o almoço, com o presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi (PSB) — que é marido da prefeita —, para discutir o cenário político e possibilidades de composição.
O movimento do senador sinaliza um avanço nas articulações eleitorais dentro do União Brasil e reforça a possibilidade de sua candidatura ao Palácio Paiaguás. Entre aliados e correligionários, há expectativa de que Jayme tome uma decisão até janeiro de 2026, prazo considerado estratégico para definir os rumos do partido.
“Ali por janeiro deve ter uma definição. Tem que ter essa definição para começar a dar direcionamento ao partido”, afirmou o deputado Eduardo Botelho (União), ex-presidente da Assembleia Legislativa.
O prazo máximo para decisão, segundo interlocutores, será março de 2026, mês marcado pela chamada “janela partidária”, período em que é permitida a troca de siglas sem punição ou perda de mandato.
Cenário político e divisão no União Brasil
Dentro do União Brasil, há uma divisão em relação à sucessão estadual. O governador Mauro Mendes (União) já manifestou apoio ao vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos), apontado como seu possível sucessor. Mendes, por sua vez, deve disputar uma vaga ao Senado.
Além de Jayme e Pivetta, o cenário eleitoral para 2026 também inclui outros nomes já colocados como pré-candidatos ao Governo: o senador Wellington Fagundes (PL), que enfrenta impasses internos em sua sigla, e a médica Natasha Slhessarenko (PSD), representante do campo da esquerda.