segunda-feira, 17 - novembro 2025 - 17:51

Aeroporto Internacional prevê movimento de 235 mil viajantes


Expectativa é que mais de 1.700 voos sejam operados entre os dias 1º e 31 de dezembro
Expectativa é que mais de 1.700 voos sejam operados entre os dias 1º e 31 de dezembro

O Aeroporto Internacional de Cuiabá, localizado em Várzea Grande (MT), projeta aumento no fluxo de passageiros em dezembro. A expectativa é de receber mais de 235 mil viajantes entre embarques, desembarques e conexões, distribuídos em mais de 1.700 voos comerciais previstos entre os dias 1º e 31.

A projeção representa crescimento de 6% em relação ao mesmo período do ano passado. Em dezembro de 2024, o Aeroporto Marechal Rondon registrou 221.589 passageiros em 1.727 voos. No mesmo mês de 2023, foram 212.233 viajantes e 1.715 operações.

Para Marco Antônio Migliorini, diretor-presidente da Centro-Oeste Airports (COA), os números reforçam o papel estratégico do terminal como polo de conexão aérea no Centro-Oeste.
“Estamos muito contentes em receber mais viajantes no início da alta temporada de turismo. Nossa missão é oferecer conforto e comodidade, com infraestrutura completamente requalificada tanto no terminal de passageiros quanto na área operacional. Estamos preparados para o aumento da oferta de voos e, com o Programa de Incentivos Tarifários, buscamos atrair novas rotas e destinos”, afirma.

Incentivos impulsionam rotas e eficiência operacional

Desde 1º de outubro, o Programa de Incentivos Tarifários da COA concede descontos de até 99% nas tarifas de pouso, permanência e conexão às companhias aéreas que atendem aos critérios estabelecidos. Entre eles estão ampliação de rotas, aumento de frequências, manutenção de altos índices de pontualidade, qualidade operacional e uso eficiente da infraestrutura.

O programa também valoriza iniciativas de inovação, sustentabilidade e políticas ESG, alinhadas às tendências globais de descarbonização. Desde 1º de novembro, os descontos passaram a abranger também a tarifa de embarque, com redução de 40%.

“Queremos criar um ambiente competitivo e colaborativo, valorizando empresas que investem no crescimento sustentável do setor aéreo regional. Acreditamos que o programa ampliará a oferta de voos, seja pelo aumento de frequências ou pela criação de novos destinos. Isso fortalece a conectividade, gera empregos e impulsiona a economia mato-grossense”, afirma Gabriel Magalhães de Carvalho, gestor Comercial, Financeiro e de Assuntos Estratégicos da COA.

Infraestrutura pronta para crescer

O programa de incentivos chega em um momento de consolidação dos investimentos que transformaram o Aeroporto Marechal Rondon. Com aporte de R$ 280 milhões da COA, o terminal de passageiros foi totalmente modernizado, com ambientes climatizados, nova ambientação, sinalização atualizada e sanitários remodelados, incluindo espaços família. As melhorias reforçam a capacidade do aeroporto em sustentar a expansão do tráfego aéreo e ampliar a conectividade nacional e internacional.

Novos voos

Em agosto, o maior aeroporto de Mato Grosso voltou a operar voos diretos para Sorriso (MT) e ganhou reforço nas frequências para Brasília (DF), operados por Azul e Latam, respectivamente. Em outubro, a GOL iniciou operações para Porto Velho (RO), com duas frequências semanais utilizando aeronaves Boeing 737-800 e 737-8 Max.

Destinos atendidos atualmente

Centro-Oeste e Norte:

  • Aripuanã (Azul Conecta)

  • Barra do Garças (Azul Conecta)

  • Sinop (Azul)

  • Sorriso (Azul)

  • Brasília (GOL e Latam)

  • Porto Velho (Azul e GOL)

Sudeste:

  • São Paulo/Congonhas (GOL e Latam)

  • São Paulo/Guarulhos (Azul, GOL e Latam)

  • Campinas (Azul)

  • São José do Rio Preto (Azul)

  • Belo Horizonte (Azul)

  • Rio de Janeiro (GOL)

+