- CUIABÁ
- TERÇA-FEIRA, 13 , JANEIRO 2026


O presidente da Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB), ex-vice-prefeito de Cuiabá José Roberto Stopa (PV), afirmou que o grupo pretende eleger representantes para a Câmara Federal e garantir ao menos três cadeiras na Assembleia Legislativa nas eleições de 2026.
Para a Câmara Federal, a Federação já conta com pré-candidatos definidos: o ex-senador Antero Paes de Barros e a ex-primeira-dama de Rondonópolis Neuma Morais, ambos do PV; além da ex-deputada federal Rosa Neide, do suplente de vereador Léo Rondon e do vereador de Rondonópolis Wendell Girotto, todos do PT. Para a Assembleia Legislativa, Stopa não apresentou nomes.
Stopa reconheceu que a Federação cometeu erros na eleição de 2022.
“A gente tem que fazer uma mea-culpa. O efeito da federação aconteceu muito rápido e não tivemos tempo de fazer a lição de casa”, afirmou.
Segundo ele, o grupo agora trabalha de forma mais organizada, com apoio do PT, PCdoB e partidos aliados.
“Estamos fazendo o dever de casa. No quesito deputado estadual, vamos brigar por três ou quatro vagas — três é tranquilo — e também por representação na Câmara Federal”, completou.
O grupo ainda lida com o trauma do chamado “efeito Rosa Neide”, quando a ex-deputada foi a mais votada do Estado, com mais de 124 mil votos, mas não se elegeu por causa do quociente eleitoral.
Stopa garante que o erro não se repetirá:
“Não vamos permitir que isso aconteça de novo. Teremos vários deputados estaduais e também deputados federais”, afirmou. Ele acrescentou que todas as vagas já estão preenchidas com nomes de “potencial eleitoral interessantíssimo”.
A Federação não deve lançar candidatos ao Governo ou ao Senado, devendo apoiar nomes de partidos aliados, como o PSD.