- CUIABÁ
- QUINTA-FEIRA, 18 , DEZEMBRO 2025


O Parlamento Europeu aprovou nesta quarta-feira a mobilização de fundos da UE para cobrir abortos de mulheres que vivem em países com leis restritivas ou de difícil acesso. A iniciativa My Voice, My Choice recebeu 358 votos a favor e 202 contra.
O objetivo é criar um fundo no orçamento da UE para financiar o procedimento em outro Estado-moderado da União, para mulheres vindas de Malta, Polônia e de locais com acesso limitado, como Itália e Croácia. A ideia é oferecer acesso seguro e gratuito fora da jurisdição de origem.
A proposta agora será avaliada pela Comissão Europeia, que deverá tomar uma decisão em março sobre a adoção do financiamento. Defensores do direito ao aborto veem a medida como instrumento para reduzir práticas inseguras e ampliar a equivalência de direitos entre mulheres de diferentes países.
Críticos, entre eles representantes de partidos de direita, argumentam que a medida pode interferir em leis nacionais e valores culturais. A eurodeputada Abir Sahlani, no entanto, afirmou que a UE está ao lado das mulheres e reforça os direitos humanos.