quarta-feira, 7 - janeiro 2026 - 10:44

Max antecipa sessão extraordinária na AL; RGA e contas do governo devem entrar em pauta


Presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Max Russi (PSB)
Presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Max Russi (PSB)

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Max Russi (PSB), decidiu antecipar a agenda do Parlamento estadual e convocou uma sessão extraordinária para o dia 14 de janeiro, às 10h. A decisão, oficializada na noite desta terça-feira (6), altera o cronograma inicial, que previa a realização da sessão no dia 15.

Conforme comunicado da Presidência, a Ordem do Dia será informada previamente aos deputados. No entanto, Max Russi já sinalizou que a sessão será destinada à apreciação de matérias consideradas sensíveis, com impacto direto nas finanças públicas e na vida funcional dos servidores estaduais.

“Por determinação do deputado Max Russi, presidente desta Casa de Leis, fica convocada Sessão Extraordinária para o dia 14 de janeiro, às 10h, destinada à deliberação da Ordem do Dia, que será previamente comunicada”, cita o comunicado divulgado.

A expectativa é que a sessão extraordinária destrave pautas consideradas “espinhosas”. Entre os temas que devem ser colocados em votação está a Revisão Geral Anual (RGA), responsável por definir o reajuste salarial do funcionalismo público estadual.

Também estão na pauta a análise das contas anuais do governador Mauro Mendes (União Brasil), referentes ao último exercício, além da apreciação dos balanços financeiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

A antecipação da sessão é vista como um movimento estratégico de Max Russi para acelerar a tramitação de matérias administrativas antes que o clima pré-eleitoral de 2026 passe a dominar os debates e articulações nos bastidores da Assembleia Legislativa, evitando o acúmulo de projetos com alto potencial de desgaste político.

+