O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Max Russi (PSB), decidiu antecipar a agenda do Parlamento estadual e convocou uma sessão extraordinária para o dia 14 de janeiro, às 10h. A decisão, oficializada na noite desta terça-feira (6), altera o cronograma inicial, que previa a realização da sessão no dia 15.
Conforme comunicado da Presidência, a Ordem do Dia será informada previamente aos deputados. No entanto, Max Russi já sinalizou que a sessão será destinada à apreciação de matérias consideradas sensíveis, com impacto direto nas finanças públicas e na vida funcional dos servidores estaduais.
“Por determinação do deputado Max Russi, presidente desta Casa de Leis, fica convocada Sessão Extraordinária para o dia 14 de janeiro, às 10h, destinada à deliberação da Ordem do Dia, que será previamente comunicada”, cita o comunicado divulgado.
A expectativa é que a sessão extraordinária destrave pautas consideradas “espinhosas”. Entre os temas que devem ser colocados em votação está a Revisão Geral Anual (RGA), responsável por definir o reajuste salarial do funcionalismo público estadual.
Também estão na pauta a análise das contas anuais do governador Mauro Mendes (União Brasil), referentes ao último exercício, além da apreciação dos balanços financeiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
A antecipação da sessão é vista como um movimento estratégico de Max Russi para acelerar a tramitação de matérias administrativas antes que o clima pré-eleitoral de 2026 passe a dominar os debates e articulações nos bastidores da Assembleia Legislativa, evitando o acúmulo de projetos com alto potencial de desgaste político.



