- CUIABÁ
- SEGUNDA-FEIRA, 12 , JANEIRO 2026


ALLAN MESQUITA
Reportagem
O deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil) afirmou, nesta segunda-feira (12), que a gestão do prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), repete a “mesmice” do ex-prefeito Emanuel Pinheiro (PSD). A declaração foi feita ao comentar ações da atual administração municipal e a condução da política administrativa na Capital.
Em entrevista à imprensa no Salão Negro da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o parlamentar pontuou que a Prefeitura de Cuiabá não apresentou avanços significativos ao longo do último ano, especialmente no que diz respeito à execução de obras e novos projetos. “A questão de Cuiabá é que não teve nenhuma obra no ano passado. Nada foi feito, nada foi lançado, nada foi colocado de novo, apenas continuando a mesmice do Emanuel Pinheiro”, disparou.
Em tom ainda mais duro, Botelho disse que o atual prefeito estaria repetindo práticas do antecessor. “Uma vez o Abilio falou até com saudade do Emanuel. Não precisa ter saudade, ele tá fazendo a mesma coisa”, completou.
O parlamentar também criticou a política fiscal da gestão Abilio, apontando preocupação com o aumento da carga tributária. “Tá falando em 40% de aumento de IPTU, gente. Quer aumentar ISS, jogar uma carga tributária em cima das pessoas. É isso que nós temos que abrir os olhos”, afirmou.
Apesar das críticas, o deputado reconheceu como legítima a cobrança feita por Abilio em relação a uma maior participação dos deputados estaduais por meio de emendas parlamentares para investimentos na Capital. Contudo, o defendeu que o prefeito deixe de lado o clima eleitoral e foque na gestão.
Para sustentar o apontamento, o parlamentar exemplificou problemas administrativos, como a falta de entrega de escrituras já regularizadas.
“Acho justo essa cobrança. Eu inclusive já liguei hoje para o chefe de gabinete pedindo uma audiência para discutir isso, porque eu quero ajudar Cuiabá…. Nós temos 18 mil escrituras prontas no cartório e não foram entregues. Sabe por quê? Porque o Abilio está colocando dificuldade para não entregar essas escrituras. Vamos sair da campanha e trabalhar juntos por Cuiabá. Eu não sou mais candidato a prefeito, eu quero ajudar”, concluiu.