terça-feira, 13 - janeiro 2026 - 09:40

Políticos de MT lamentam morte da mãe de Dante de Oliveira e destacam exemplo de fé e cidadania


IMG_1907
IMG_1907

ALLAN MESQUITA
Reportagem

Políticos de Mato Grosso prestaram homenagens a dona Maria Benedita Martins de Oliveira, que faleceu na na noite de ontem (12). Matriarca de uma das famílias mais influentes do estado, ela era mãe do saudoso ex-governador e ex-prefeito de Cuiabá, Dante de Oliveira, o “pai das Diretas Já”. Ela deixa sete filhos, 17 netos e mais de 30 bisnetos.

Aos 104 anos, Dona Maria, como era carinhosamente conhecida, deixou um legado de resiliência e cidadania que mobilizou as principais figuras públicas do estado em mensagens de pesar e homenagens.

O governador Mauro Mendes (União) e a primeira-dama Virginia Mendes manifestaram profundo pesar em nota oficial, destacando o papel fundamental de Dona Maria na formação de uma das figuras mais emblemáticas do país.

“Recebemos com muita tristeza a notícia do falecimento da Dona Maria, um exemplo de força e dedicação à família. Ela foi uma mulher de muita fé e resiliência, e deixa um legado de compromisso com a educação e valores morais, ligados a uma figura fundamental para a redemocratização do país.
Desejamos que Deus console toda a família e amigos nesse momento de profunda dor”, afirmaram o governador e a primeira-dama.

No âmbito legislativo, o presidente da Assembleia Legislativa (ALMT), deputado Max Russi, ressaltou o exemplo de vida deixado por ela, enquanto o primeiro-secretário, deputado Dr. João, definiu-a como uma “personificação da história do nosso estado”.

O senador Jayme Campos destacou o “garbo e elegância” com que Dona Maria acompanhou a vida política mato-grossense ao longo de seu centenário. Já o ministro da Agricultura e senador licenciado, Carlos Fávaro, enfatizou sua contribuição para a história de Cuiabá, definindo sua jornada como uma “trajetória de superações”.

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, e a primeira-dama, Samantha Iris, enfatizaram que Dona Maria foi uma das “grandes referências morais” da cidade. O ex-prefeito Emanuel Pinheiro e Márcia Pinheiro também se solidarizaram, pontuando que sua lucidez e serenidade “atravessaram gerações”.

“Dona Maria foi uma mulher centenária cuja trajetória de vida foi marcada por fé, sabedoria, dignidade e amor à família e ao próximo. Sua lucidez e sua força atravessaram gerações, moldando vidas e ensinando pelo exemplo. Neste momento de dor, manifestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e a todos que tiveram o privilégio de conviver com 

O Legado de Dante de Oliveira
A história de Dona Maria é indissociável da de seu filho, Dante Martins de Oliveira. Governador por sete anos (1995-2002), Dante foi o autor da emenda que impulsionou o movimento Diretas Já. Sua atuação como prefeito da Capital, deputado e ministro foi alicerçada pelos valores de união e responsabilidade social transmitidos por sua mãe.

Exemplo de Cidadania
Dona Maria emocionou o estado nas eleições de 2022 quando, aos 101 anos e em uma cadeira de rodas, fez questão de votar. Na ocasião, ela deu uma lição de patriotismo ao declarar à imprensa: “Cumpri meu dever de brasileira”.

A matriarca deixa oito filhos e uma marca indelével na história democrática de Mato Grosso e do Brasil. As informações detalhadas sobre o velório e sepultamento serão repassadas pela família Oliveira ao longo do dia.

+