sexta-feira, 16 - janeiro 2026 - 10:37

Vídeo - Richard Rasmussen critica vinda de elefantes para MT e cobra investigação; 'não é o ambiente deles'


Reprodução
Reprodução

Allan Mesquita
Reportagem

O biólogo e digital influencer Richard Rasmussen criticou a vinda de elefantes africanos ao Brasil, afirmando que não concorda com a transferência dos animais para o Santuário de Elefantes, em Chapada dos Guimarães (60 km de Cuiabá). O apontamento foi feito quando Rasmussen comentava sobre a morte do mamífero no estado.

Em entrevista ao FatoAgora, biólogo apontou que manter espécies fora de seu habitat natural representa riscos à saúde. “Elefante é um animal asiático ou africano. Ele é brasileiro? Não. Então o que ele está fazendo no Brasil? Solto no cerrado? O princípio é isso. Eu não acho essa ideia interessante, deixar um animal desse solto no cerrado. No cerrado não é o ambiente natural dele, pode parecer a África, mas não é a África. As plantas são diferentes, os frutos são diferentes”, criticou durante evento da Aprosoja no Centro Tecnológico Parecis, em Campo Novo do Parecis (402 km de Cuiabá), nessa quinta-feira (16).

O biólogo também aprovou a decisão da Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT), que em 23 de dezembro suspendeu, de forma cautelar, a autorização para o santuário receber novos animais.  A suspensão foi determinada após o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informar que investiga a morte das elefantas Pupy, de 35 anos, e Kenya, de 44 anos. O Santuário de Elefantes Brasil afirmou que a medida é preventiva e não afeta os cuidados com os animais já no local.

“Então é melhor não pegar, como agora está proibido pela Sena. Eu acho ótimo, a Sema está fazendo um papel muito bom. Parabéns Sema pelo trabalho. Tem que fazer investigação, eles tem que dar satisfação, se o bicho morreu tem que fazer um negócio chamado necropsia. Eu quero saber do que esse bicho morreu”, continuou.

Segundo o Ibama, os laudos de necropsia das elefantas estão sendo realizados pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e devem ser concluídos em até 30 dias. Enquanto isso, o órgão segue monitorando o espaço e as condições dos animais.

O Santuário de Elefantes Brasil é uma organização sem fins lucrativos que resgata elefantes cativos em situação de risco e oferece cuidados físicos e emocionais. A instituição conta com apoio de organizações internacionais, como ElephantVoices e Global Sanctuary for Elephants.

Veja o vídeo:

+