- CUIABÁ
- TERÇA-FEIRA, 3 , FEVEREIRO 2026
A bancada federal bolsonarista de Mato Grosso votou majoritariamente a favor da medida provisória que cria o programa Gás do Povo, do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Dos oito deputados federais do Estado, seis apoiaram o texto e dois se ausentaram da votação.
Votaram favoravelmente os deputados José Medeiros (PL), Coronel Fernanda (PL), Rodrigo da Zaeli (PL), Coronel Assis (União), Gisela Simona (União) e Juarez Costa (MDB). Já Nelson Barbudo (PL) e Emanuelzinho (MDB) não participaram da votação. No plenário, a MP foi aprovada com 415 votos a favor e 29 contrários.
O programa Gás do Povo vai substituir o atual auxílio-gás e prevê a concessão de benefício financeiro ou a gratuidade do botijão de gás de 13 quilos para famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), com renda mensal per capita de até meio salário mínimo. Segundo o governo federal, a meta é alcançar 15,5 milhões de famílias em todo o país a partir de março de 2026, com prioridade para beneficiários do Bolsa Família, famílias em situação de vulnerabilidade social, atingidas por desastres e mulheres vítimas de violência doméstica.