- CUIABÁ
- QUARTA-FEIRA, 4 , FEVEREIRO 2026
Preterida pela direção nacional do PL na definição da chapa majoritária em Santa Catarina, a deputada federal Carol de Toni decidiu deixar o partido. A decisão foi comunicada ao presidente da legenda, Valdemar Costa Neto, nesta quarta-feira (4).
A parlamentar buscava viabilizar uma candidatura ao Senado pelo PL, mas a sigla optou por priorizar uma aliança com o PP no estado. Pelo desenho em negociação, a chapa deve ser encabeçada por Carlos Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, tendo o senador Esperidião Amin como segundo nome.
De acordo com relatos de bastidores, Valdemar Costa Neto foi direto ao afirmar que o partido possui compromissos políticos a cumprir com o presidente do PP, Ciro Nogueira, o que inviabilizou a pretensão de Carol de Toni.
Nos bastidores, a deputada já articula sua filiação ao Partido Novo, que teria assegurado sua candidatura ao Senado nas próximas eleições. A mudança de legenda deve ser formalizada nos próximos dias.
Ainda segundo interlocutores, Valdemar chegou a oferecer a Carol de Toni a liderança do PL na Câmara dos Deputados, desde que ela aceitasse disputar novamente uma vaga de deputada federal pelo partido. A proposta, no entanto, foi recusada.