- CUIABÁ
- DOMINGO, 8 , FEVEREIRO 2026
As urnas para a escolha do novo presidente de Portugal foram encerradas às 19h deste domingo (8), no horário local — 16h em Brasília. Disputam o cargo o candidato de esquerda António José Seguro e o candidato de direita André Ventura.
As primeiras projeções de voto devem ser divulgadas a partir das 20h em Lisboa (17h em Brasília), enquanto os resultados consolidados estão previstos para as 21h30 (18h30 no horário de Brasília).
Esta é a quinta eleição nacional realizada em Portugal desde 2024 e marca um fato inédito nas últimas quatro décadas: a realização de um segundo turno presidencial. No primeiro turno, nenhum dos 11 candidatos alcançou mais de 50% dos votos, evidenciando a fragmentação do cenário político português. Pesquisas de opinião indicam vantagem para António José Seguro.
O processo eleitoral foi impactado por condições climáticas adversas. Após semanas de tempestades, chuvas intensas e ventos fortes, três câmaras municipais nas regiões sul e centro do país decidiram adiar a votação por uma semana devido a inundações. O adiamento afeta cerca de 37 mil eleitores registrados, o equivalente a 0,3% do eleitorado.
Embora o cargo de presidente da República em Portugal tenha caráter majoritariamente cerimonial, a função confere poderes relevantes, como a possibilidade de dissolver o Parlamento em circunstâncias específicas. André Ventura, por sua vez, afirmou durante a campanha que pretende exercer uma Presidência mais “intervencionista”, defendendo a ampliação da atuação política do chefe de Estado.