- CUIABÁ
- SÁBADO, 14 , FEVEREIRO 2026
O ministro da Agricultura e Pecuária do governo Lula, senador licenciado Carlos Fávaro (PSD), avalia que deverá contar com o apoio de partidos de esquerda em seu projeto de reeleição ao Senado, mesmo diante da possibilidade de o PSD lançar candidatura própria à Presidência da República em 2026.
A legenda estuda apresentar um nome próprio na disputa nacional, com opções entre os governadores Ratinho Junior (Paraná), Ronaldo Caiado (Goiás) e Eduardo Leite (Rio Grande do Sul).
Aliado declarado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Fávaro aposta na dissociação entre os cenários nacional e regional para viabilizar alianças em Mato Grosso. O ministro trabalha com a expectativa de receber apoio das federações Rede/Psol e PT/PCdoB/PV no estado, independentemente do posicionamento do PSD na corrida presidencial.
Nos bastidores, o senador licenciado tem reforçado que as composições locais devem levar em conta a conjuntura política estadual e a afinidade programática, e não apenas as estratégias definidas em nível nacional.