sexta-feira, 21 - fevereiro 2025 - 17:36

Fávaro culpa Congresso por suspenção do Plano Safra e cobra votação da LOA


Fávaro
Fávaro

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD), culpou o Congresso Nacional pela suspensão do Plano Safra. De acordo com o gestor, o atraso na votação do Orçamento da União pelo Congresso Nacional impactou diretamente no programa.

“O orçamento brasileiro, que constitucionalmente deve ser votado até o último mês do ano anterior, não foi votado. O Plano Safra, assim como todas as políticas públicas, depende desse orçamento. Tocamos dois meses apenas com um doze avos das contratações, mas chegou ao limite prudencial. O governo do presidente Lula, o ministro Fernando Haddad, não fará qualquer tipo de pedalada fiscal”, afirmou.

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) também foi alvo de críticas do ministro, que questionou a postura da bancada ao cobrar soluções do governo sem, segundo ele, cumprir com sua obrigação de aprovar o orçamento. “A FPA, que foi criada para defender os produtores rurais, deveria estar mais preocupada em votar o orçamento do que em produzir críticas ao governo. Se isso tivesse ocorrido, não haveria paralisação”, ressaltou.

Ao ser questionado sobre um possível impacto da suspensão nos preços dos alimentos, Fávaro minimizou os riscos e garantiu que a medida é temporária. Segundo ele, não haverá contingenciamento dos recursos destinados ao Plano Safra, e o governo busca uma solução junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) para antecipar o orçamento e garantir o repasse dos valores sem atrasos prolongados.

“Se o TCU permitir que antecipemos o orçamento, faremos isso no ritmo normal. Caso contrário, assim que o orçamento for aprovado, todos os recursos serão liberados para garantir a execução integral do maior Plano Safra da história”, assegurou o ministro.

+